8 dicas para fidelizar seus clientes

By | 19 de dezembro de 2014

A grande maioria das pequenas empresas é formada por pessoas que são muito boas no que fazem. No entanto, contar com uma equipe eficiente e motivada não basta para a consolidação de um negócio no mercado:  para que uma PME alcance o sucesso em sua área de atuação, ela deve contar com clientes fiéis em sua carteira. Em muitas das vezes, o principal foco dos empreendedores é a atração e captação de consumidores, mas eles se esquecem de que a fidelização dos clientes já existentes é um fator de grande relevância.

Confira as 8 dicas que compilamos para ajudá-lo a manter um público fidelizado!

Entenda seu negócio

O que torna a sua empresa especial? O que você oferece de único, diferente, importante? É fundamental que você seja capaz de responder a estas perguntas com clareza para, assim, identificar seu diferencial. Busque entender o que faz o cliente escolher gastar seu dinheiro com a sua empresa em vez de buscar uma companhia concorrente. Negócios que têm foco no cliente e não em suas próprias necessidades têm consumidores satisfeitos e fiéis.

Conheça seus clientes

Os consumidores são o ponto focal da sua empresa. Quem eles são? O que os motiva? São pessoas da classe A ou C? Qual o grau de formação deles? Faixa etária? Onde moram? Crie uma imagem mental do cliente que você deseja ter. Certifique-se de que você está direcionando sua mensagem para este perfil de consumidor ideal e não para o público em geral. Tente estabelecer uma conexão verdadeira com seus clientes.

Mantenha contato

Quando você não esquece seu cliente, ele não esquece você. Telefonemas, e-mail marketing, cartões e newsletters são alguns exemplos de como você pode manter contato com seus consumidores e estar sempre presente na vida deles. Através da promoção deste relacionamento estreito com o consumidor, você estará apto para apostar em ofertas personalizadas, concursos culturais, promoções e descontos diversos, estratégias eficientes para impulsionar as vendas e manter seu público ligado nas novidades do negócio.

Ofereça ao cliente mais do que ele espera

Antecipe um desejo e o realize. Responda a uma pergunta antes mesmo de seu consumidor a fazer. Uma pequena empresa que vende cupcakes, por exemplo, pode entregar seu produto em uma embalagem diferenciada, surpreendendo e encantando o cliente que consome o seu produto. Oferecer mais do que o cliente espera é uma das formas mais garantidas de manter sua fidelidade.

Saiba ouvir

Realmente ouvir o que seus clientes têm a dizer leva tempo, mas acredite – é uma das melhores estratégias de fidelização. Disponibilize canais eficientes para comunicação (para isso, aposte em páginas em redes sociais, telefones, blog, chats e e-mail) e promova um atendimento de qualidade e apto para fazer contato. Pergunte o que funciona e o que não funciona no seu negócio, identifique o que pode ser melhorado e conserte possíveis falhas.

Preste atenção ao óbvio

Seja educado, peça “por favor”, diga “obrigado”. Pontualidade e prestatividade também são atitudes fundamentais: não se atrase para reuniões e sempre retorne e-mails e ligações feitas para a empresa.

Não faça falsas promessas

Só prometa para os seus clientes aquilo que você realmente pode cumprir. Se você garantiu que um produto chegaria até determinado dia, cumpra o prazo. Ofereceu um desconto em determinada compra? Certifique-se de que ele foi concedido. Uma empresa que cumpre suas promessas preza por sua reputação no mercado e conta sempre com clientes fidelizados.

Capriche nas demonstrações e descrições dos produtos e serviços

Se você vende um produto, mostre como ele funciona. Se vende um serviço, explique como o consumidor pode fazer para tirar o máximo da experiência. No caso de uma loja de roupas, por exemplo, em vez de apenas vender as peças por que não criar um lookbook mostrando diversas combinações que o cliente pode fazer com os produtos comercializados?

Lembre-se de que pequenas atitudes cotidianas como estas, se estimuladas por seu negócio, podem levar a grandes resultados. Qualquer esforço e ação que você promova para deixar seus consumidores mais satisfeitos terá impacto na fidelização da sua carteira. Coloque as dicas acima em prática e alavanque o sucesso da sua PME!

Baixe grátis nossa Planilha de Curva ABC: banner materiais educativos
Baixe grátis nossa Planilha de Preços de Promoções: banner materiais educativos