Como classificar produtos do estoque?

By | 7 de dezembro de 2013

O controle de estoque é parte fundamental para o sucesso de uma empresa. É muito importante equilibrar a quantidade e a variedade dos itens para não haver o risco de falha no abastecimento ou na comercialização dos produtos, e até mesmo de mercadoria parada, já que isto significa dinheiro parado.

Para vencer este desafio, planejamento é a chave do sucesso. Apenas com ele você consegue definir os itens mais importantes, bem como respectivas quantidades para o estoque de sua empresa. Mas você sabe como fazê-lo? O tsEstoque te ajuda!

Tome as rédeas do seu estoque

Para conseguir definir com precisão os itens que são mais importantes para o seu estoque, marque, diariamente, em sua planilha de controle, caderno ou software de gestão as entradas e saídas dos produtos, a data que você comprou e vendeu a mercadoria, além do valor de venda de cada item. É preciso ser cuidadoso na inserção destes dados. Só assim você terá clareza para escolher o que deve ser reposto. Organização é ponto fundamental. Identifique a quantidade de cada item armazenado no local para realizar planos de ação que supram as necessidades de giro e de compras.

Faça uma análise da demanda

Uma gestão eficiente de estoque depende, em primeiro lugar, da análise da demanda. É um tiro no pé estocar uma quantidade grande de itens que têm baixa procura. Você também estará em maus lençóis se não tiver no estoque as mercadorias que são mais vendidas. É muito importante estimar o quanto será vendido de cada produto e fazer o controle de estoque baseado nessa estimativa, tendo maior quantidade de mercadorias com boa saída, e menor número daqueles itens que são mais difíceis de ser comercializado.

Classificar produtos – Utilize o método de análise da curva abc

O método funciona a partir da classificação dos produtos estocados com base na importância dos itens perante a quantidade utilizada e respectivos valores (custo). Na classe A da curva encontram-se os itens com alta prioridade: 20% dos materiais correspondem a 80% do valor. A segunda classe (B), é formada por materiais ainda considerados economicamente valiosos: 30% dos itens representam 15% do valor. Já a classe C da curva corresponde a 50% dos itens, que representam 5% do valor investido. Com esta metodologia você consegue definir facilmente os itens mais importantes do seu estoque, bem como identificar como proceder com cada um destes grupos.

Quando você administra bem o seu estoque melhora não apenas a saúde financeira da empresa, mas também a qualidade de produtos que você vende. Priorizando os itens importantes, você não corre o risco de vender mercadorias fora do prazo de validade ou com má conservação, nem perde dinheiro por ter que se desfazer dos itens estocados seja jogando fora ou com promoções que reduzem a margem de lucro. O controle do estoque interfere diretamente na rentabilidade da sua empresa. Por isto, invista na capacitação dos profissionais responsáveis pela área e em um sistema informatizado para a gestão!

E aí, qual a sua dúvida? Compartilhe conosco nos comentários que a tsEstoque responde!

Baixe grátis nossa Planilha de Curva ABC: banner materiais educativos
Baixe grátis nossa Planilha de Preços de Promoções: banner materiais educativos