Estoque de segurança: confira as vantagens

por | outubro 22, 2019

A aplicação de estratégias para melhorar a eficiência de uma empresa é uma das maneiras de se aumentar sua competitividade diante da concorrência. Para muitos empresários, este diferencial estará na disputa por preços menores; para outros, é a satisfação do cliente que deve ser levada em primeiro lugar.

Independente da modo como você encara a questão, é fundamental entender a importância de se manter um estoque sempre disponível e atualizado para garantir o sucesso do seu empreendimento. Negócios que falham ao disponibilizar suas mercadorias acabam prejudicando sua imagem e contribuindo para que os consumidores procurem outras alternativas.

É neste contexto que se insere o conceito do estoque de segurança, uma maneira de manter níveis suficientes de produtos para evitar falhas de estoque diante de uma demanda variável, principalmente para itens sazonais ou com grande procura.

Quer saber mais sobre o estoque de segurança e suas vantagens? Confira!

Produtos sempre disponíveis

Ter um estoque bem administrado pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso da sua empresa. Um supermercado, por exemplo, precisa ter seus produtos mais básicos sempre disponíveis para os clientes. Por outro lado, por oferecer muitos produtos perecíveis, o estabelecimento deve realizar um cálculo extremamente preciso do estoque de segurança.

Manter este tipo de estoque possibilita que o fluxo de vendas não seja interrompido pelo problema típico de não possuir mercadorias disponíveis para suprir a demanda, o que se torna essencial em períodos sazonais (datas comemorativas em que a procura por determinados itens aumenta significativamente). Possuir um estoque abastecido de maneira adequada, sem risco de faltas, também colabora para um melhor posicionamento da sua empresa diante dos clientes que irão, aos poucos, reconhecer seu esforço em se manter atualizado. Mais do que isso, a garantia de manter níveis suficientes de armazenamento contribui para a fidelização dos seus consumidores, aumentando suas conversões de venda.

Entrega confiável e maior eficiência na compra

Outro setor que depende muito de um bom estoque de segurança é o de lojas virtuais. Muitos e-commerces brasileiros sofrem perdas por não conseguirem manter seus estoques em épocas nas quais a demanda é maior, como as referidas datas comemorativas e o fim de ano. Neste sentido, possuir um estoque de segurança garante que você possa cumprir seu prazo de entrega, mantendo a qualidade do serviço e promovendo a satisfação do seu cliente.

Lançar mão do estoque de segurança para realizar o controle do seu inventário também permite que você disponha de um tempo maior para a compra de mercadorias, negociando preços e prazos de entrega com seus fornecedores. Através deste tipo de estratégia, também é possível evitar um grande volume de itens parados no depósito, uma vez que o cálculo do estoque de segurança se baseia num profundo conhecimento do fluxo de compra e venda de produtos.

Estoque de segurança: como calcular

O cálculo do estoque de segurança é uma conta complexa, o que muitas vezes indica a necessidade de um profissional da área de logística. Entre as principais variáveis contempladas pelo cálculo, podemos citar a demanda em determinado período de tempo, o tempo de fornecimento (lead time), o desvio padrão destes dois elementos e o nível de serviço desejado, que nada mais é do que uma base flexível que oriente a qualidade do serviço prestado.

Quando muitas destas variáveis são desconhecidas pelo empreendedor, a contratação de um serviço especializado torna-se ainda mais importante. Com apoio profissional, é possível descobrir qual número representa o seu estoque mínimo, além de obter auxílio no cálculo das reais demandas de produtos, tornando a gestão mais eficiente e aumentando a conversão.

Sua empresa já mantém um estoque de segurança? Não deixe de compartilhar suas experiências e dúvidas conosco nos comentários!

Black Friday tsEstoque - Sistema Online de Gestão de Estoque