Logística de produção

por | agosto 21, 2019

A Logística de produção é o ramo da Logística que se ocupa de disponibilizar produtos ao mercado consumidor. Sendo assim, engloba o processo de desenvolvimento de produtos novos, além da gestão de mão de obra e materiais e, por fim as informações à respeito do processo de produção.

A Logística de Produção é responsável por determinar o que será fabricado, bem como quando e onde, sendo assim ela engloba da gestão e controle dos materiais, mão-de-obra e informações no processo produtivo.  Dessa forma, a produção envolve uma equipe multidisciplinar composta por engenheiros, designers e responsáveis pela fabricação do produto. Do mesmo modo, envolve também os proprietários da empresa, vendedores e consumidores, ou seja, engloba desde a cadeia produtiva até a chegada do produto ao cliente.

Benefícios da Logística de Produção

Sem dúvida alguma a principal vantagem da logística de produção em uma operação seja a redução de custos. Isso ocorre porque por meio de investimentos realizados de forma inteligente na parte logística possibilitando que o mesmo número de funcionários seja capaz de produzir mais em menos tempo. Resultando em aumento da capacidade produtiva por hora e diminuindo os custos da produção. Além de aumentar a qualidade do produto, pois falhas no processo podem ser corrigidas.

Sendo assim, na logística de produção é possível classificar os sistemas de produção de diferentes formas, abaixo listaremos para vocês as mais utilizadas:

Padronização dos Produtos

A padronização dos produtos permite que eles sejam produzidos em maiores quantidades. Ou seja, se torna mais fácil escalonar a produção.

Portanto, a organização dos sistemas produtivos deve visar a padronização da produção. Isso provoca aumento da eficiência do processo e, consequente redução dos custos.

Produtos sob Medida

Ao contrário da padronização, nesse caso o produto é desenvolvido especialmente de acordo com a necessidade do cliente. Sendo assim, primeiro deve ocorrer a manifestação do desejo do consumidor, para que depois o sistema produtivo entre em ação.

Ou seja, é o cliente que irá definir as características do produto de acordo com suas necessidades, e não o fabricante.

Processos Contínuos

Esse tipo de processo é utilizado quando a produção é uniforme. Ou seja, quando o sistema é engessado, sem nenhum tipo de flexibilidade. Isso provoca a interdependência dos produtos com os processos, favorecendo a automatização.

Nesses casos, devem ser feitos grandes investimentos em instalações e equipamentos. O processo deve ser o mais automatizado possível. Assim, haverá pessoas apenas para operar as máquinas e as instalações. Dessa forma os custos se tornam baixos quando comparados ao retorno produtivo que podem fornecer à empresa.

Processos em Massa

O processo em massa é utilizado quando o produto possui uma padronização minuciosa. Geralmente isso ocorre em multinacionais.

Além disso, a demanda por esses produtos não varia muito, facilitando o controle dos processos.

Processos em Lotes

Esse tipo de processo possui certo grau de flexibilidade, se adaptando às demandas do mercado. Geralmente ele ocorre em produções de volume intermediário e necessita que a produção seja programada frequentemente.

Processos por Projetos

Esse tipo é utilizado para atender necessidades específicas do consumidor. Sendo assim, possui ações específicas para a satisfação do cliente.

Em linhas gerais, cada projeto possui uma data final para entrega. Quando um projeto é concluído, a organização inicia a produção de um projeto subsequente. Ou seja, a empresa modifica suas ações de acordo com cada projeto que executa. Isso acontece por exemplo com a fabricação de navios e aviões ou ainda com serviços específicos como em escritórios de advocacia ou arquitetura.

Conclusão

É notável que a logística de produção engloba todo o processo relacionado à um determinado produto, unindo as diversas áreas e funcionários dentro de uma organização.  Além disso vale ressaltar que ela é de fundamental importância para que a produção seja programada de forma a otimizar tempo e recursos.

Novidade

Não está recebendo os nossos conteúdos exclusivos no e-mail? Cadastre-se agora mesmo na nossa newsletter.

Sistema Online de Gestão de Estoque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *