Logística de suprimentos

por | setembro 19, 2019

Um aspecto essencial que afeta desde pequenos negócios até grandes corporações é a logística de suprimentos.
O crescimento da malha programada, o aumento da demanda do mercado consumidor e a intensa concorrência são fatores que devem ser analisados com cuidado.

O que é logística de suprimentos

A Logística de suprimentos ou logística “inbound” integra a compra das matérias-primas, o armazenamento e o transporte dentro de um negócio. É a área responsável pelos fluxos de produtos e matéria-prima em uma empresa, e sua finalidade maior é suprir às demandas de materiais da operação.

Sendo assim, esse fluxo possui grande importância estratégica, caso ocorram falhas na programação, podem ocorrer sérias consequências como: paradas na linha de produção, falta de mercadorias, e a necessidade de se fazer compras urgentes, sem programação.

Portanto, quando a logística de suprimentos dentro de uma organização é bem administrada, a movimentação dos materiais é perfeitamente sincronizada com as necessidades da operação.

Naturalmente, é ramo da logística que pode ser amplamente aplicado em todo o processo produtivo, utilizada em diversos processos dentro da organização, até a chegada do produto ao consumidor.

Importância da Logística de Suprimentos

Já analisou a possibilidade de reduzir custos através de um bom relacionamento com fornecedores e contratos de fidelização de reposição? Essa prática pode garantir preços melhores nas negociações.

O planejamento na compra de materiais é essencial. Assim, diversas situações devem ser avaliadas antes mesmo de se adquirir a matéria prima, uma análise geral de todo o processo de compra deve ser realizado.

Assim como planejar a demanda de material, se faz necessário avaliar os fornecedores e, inclusive calcular o tempo necessário até que o pedido chegue.

Um bom exemplo que pode ser citado aqui é o modelo “just in time” que é utilizado por muitas organizações. Ele basicamente é um modelo para a compra de materiais em que os mesmos são comprados de acordo com a demanda, sem a necessidade de grandes estoques.

Vale ressaltar também que a logística de suprimentos é de suma importância tanto para pequenas quanto para grandes empresas. Afinal, toda organização precisa analisar o mercado consumidor, a concorrência e os transportes para obter sucesso.

Por fazer parte da estratégia organizacional da empresa, a logística deve ser vista como parte integrada da cadeia de suprimentos. Dessa forma, todo o processo de abastecimento deve ser programado de modo que integre a fábrica aos transportes e, consequentemente aos seus clientes.

Por que utilizar?

Além dos benefícios já abordados vale ressaltar que a logística de produção tem como objetivo evitar problemas através da gestão de suprimentos realizada de maneira efetiva.Dentro do processo de suprimentos podem ocorrer muitos imprevistos como mudanças nos preços e problemas com os transportes, por exemplo.

Sendo assim, manter o perfeito funcionamento do processo pode ser um desafio muito grande para a organização. Por esse motivo listamos algumas estratégias que devem ser postas em prática para reduzir a probabilidade de ocorrência de problemas.  Dentre elas, as principais são:

  • Contratar fornecedores confiáveis;
  • Fazer um bom planejamento dos estoques;
  • Automatizar tarefas e simplificar processos através da tecnologia.

Conclusão

Podemos afirmar que a logística de suprimentos é de extrema importância para gerenciar processos desde a aquisição da matéria prima até chegada do produto ao cliente.

Sendo assim, sua gestão deve ser realizada de forma adequada para evitar problemas dentro da organização.

 

Confira também o primeiro artigo da nossa trilogia: O que é gestão de estoque!

 

Black Friday tsEstoque - Sistema Online de Gestão de Estoque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *