O que é uma Cadeia de Suprimentos e o que seu estoque tem a ver com isso

By | 23 de dezembro de 2014

Gestão da Cadeia de Suprimentos

A Cadeia de Suprimentos é um termo derivado da ciência administrativa Logística, trata-se de uma metodologia que, desde 1950, serve para gestar e integrar todos os setores de uma empresa, e isso inclui a sua área de estoque. A gestão da cadeia de suprimentos deve levar em conta todos os fluxos do negócio: os bens, os serviços, as finanças, as informações e as relações com outras empresas.

Objetivos

O principal objetivo da Cadeia de Suprimentos é alinhar todas as atividades, visando reduzir os custos, minimizar os ciclos de produção e atender as necessidades do cliente. Ou seja, esta categoria da Logística deve dar suporte a todos os setores da empresa para que tudo possa acontecer. A Cadeia de Suprimentos exige que sejam criadas estratégias de administração para que se possa alcançar os objetivos organizacionais.

A gestão estratégica deve levar em conta também os fatores externos ao negócio, como os fornecedores e, principalmente, os clientes. O objetivo final deve ser sempre a melhoria no produto oferecido ao consumidor. Ou seja, deve-se trabalhar na qualidade da produção, para entregar o que o cliente quer, com o preço e as condições que ele espera. Por esta razão, a empresa deve estar em constante atualização, já que as condições de produção sempre mudam.

Dificuldades

Os problemas da gestão através da Cadeia de Suprimentos surgem quando os produtos ou serviços são completamente novos no mercado. Neste caso, não há uma experiência ou um modelo anterior que possa ser seguido. Entretanto, ainda há a possibilidade de pensar novas soluções e criar novos modelos.
Planejamento

O planejamento da Cadeia de Suprimentos passa por três níveis: estratégico, tático e operacional. Para trabalhá-los, é necessário que a empresa busque conhecer sua própria rede de distribuição. Assim, é possível colocar em prática modelos de tomada de decisão que auxiliam na melhoria de diversos setores do negócio.

Todos os modelos de gestão da Cadeia de Suprimentos devem pensar maneiras de melhorar a eficiência da produção. As atividades que devem ser trabalhadas para ganhar rendimento são as seguintes: localização dos fornecedores da matéria-prima; fabricação, armazenagem e entrega do produto; caso haja necessidade, devolução do produto pelo cliente; feedback do consumidor e, por fim, melhoria no processo.

 

O que achou? Entre em contato conosco pelo email tsestoque@techshift.com.br. Conte-nos o que você está achando do blog tsEstoque, o seu comentário é muito importante para nós.

Até a próxima!

Baixe grátis nossa Planilha de Curva ABC: banner materiais educativos
Baixe grátis nossa Planilha de Preços de Promoções: banner materiais educativos

One thought on “O que é uma Cadeia de Suprimentos e o que seu estoque tem a ver com isso

  1. Estefânia Lima de Freitas

    Gostei bastante da clareza e simplicidade como o assunto sobre o objetivo da cadeia de suprimentos foi explicado, ajudou bastante
    Obrigada ?

Comments are closed.