Planejamento e Controle de Produção (PCP)

By | 25 de Maio de 2017

A competitividade exige das empresas maior atenção à qualidade e eficácia de seus processos para garantir o posicionamento no mercado e os lucros. Planejamento é a palavra-chave para o sucesso do negócio. Uma falha no fornecimento de matérias-primas ou entraves nas linhas de produção, por exemplo, podem comprometer o plano de vendas e, com isso, a empresa perde espaço para os concorrentes.

O objetivo do Planejamento e Controle da Produção (PCP) é organizar e dirigir o processo produtivo, de modo a satisfazer os clientes, com produtos e serviços, e os acionistas, com lucros. As informações de vários setores da empresa são transformadas em ordens de produção e de compras.

O PCP abrange três níveis de hierarquia: estratégico, tático e operacional.

• Nível estratégico: O setor de PCP participa do planejamento estratégico de produção.
• Nível tático: O PCP desenvolve e programa a Programação Mestra de Produção (PMP).
• Nível operacional: O PCP administra estoques, programa máquinas, emite e libera as ordens de compras, fabricação e montagem; acompanha e controla a produção.

As principais etapas do PCP são:

• Previsão de demanda para melhor gerenciar o estoque;
• Planejamento da capacidade de produção a médio e longo prazo;
• Planejamento Agregado de Produção (PAP) para definir a melhor estratégia de produção;
• Programação Mestra de Produção para operacionalizar a produção a curto prazo;

Por exemplo: o setor de engenharia do produto apresenta as listas de materiais e desenhos técnicos que deverão ser seguidos; a engenharia do processo indica as etapas de produção e os lead times (tempo de produção); o setor de marketing encaminha os planos de vendas e os pedidos firmes (aqueles que foram validados pelo consumidor); o setor de suprimentos presta informações às entradas e saídas de materiais do estoque.

Com essas etapas e processos é possível melhorar o lucro e o tempo de serviço da sua empresa. Estudar e compreender bem o PCP pode fazer a diferença num mercado muito competitivo.

Gostou do post? Deixe seu comentário e até a próxima! =)

Baixe grátis nossa Planilha de Curva ABC:
Baixe grátis nossa Planilha de Preços de Promoções:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *