Ressuprimento: tudo que você precisa saber

por | outubro 8, 2019

O Ressuprimento é por definição a reposição de mercadorias ou de um outro item qualquer que tenha atingido a quantidade mínima em estoque ou até mesmo que esteja em falta.

Desta forma, a correta reposição desses materiais é de extrema importância para que o processo desenvolvido pela empresa continue funcionando de maneira adequada.

Então, é necessário que os compradores estejam atentos aos estoques para que o ressuprimento seja feito da maneira correta. Isso é fundamental para o correto funcionamento da organização.

 

Ponto de Ressuprimento

Um estoque bem equilibrado, em que nem sobrem e nem faltem produtos é essencial para o bom funcionamento de qualquer empresa.

Isso porque caso o estoque esteja baixo, os clientes não serão adequadamente atendidos. Mas caso esteja cheio demais, a empresa pode ter prejuízos por ter muita mercadoria parada. Afinal, estoque cheio significa dinheiro parado.

Para que a organização seja capaz de calcular corretamente a quantidade necessária para que os pedidos sejam realizados na quantidade e no momento correto, é usada uma medida chamada de Ponto de Ressuprimento.

Esse é um dos sistemas para controle de estoque que mais é utilizado dentro das empresas.

Por meio dele, as quantidades dos itens que saem do estoque são avaliadas e comparadas a demanda que a empresa está tendo no período. Então saber exatamente qual é a demanda é de extrema importância.

Dessa forma é estabelecido qual é o momento mais adequado para a reposição.

 

Tempo de Ressuprimento

Basicamente, o tempo de ressuprimento é o tempo total de duração de todos os processos pelo qual um produto deve passar até que fique disponível para a utilização pela empresa.

Então, nesta conta são englobados o tempo de compra, processamento, embarque pelo fornecedor, transporte e recebimento, incluindo conferência e testes.

Ou seja, é o tempo que demora desde o pedido até a utilização de um determinado produto nos processos da empresa que fez a aquisição.

Esse indicador é importante porque fornece uma noção de quanto tempo antes de o estoque terminar é preciso fazer o pedido do produto. Isso é fundamental para que não ocorram faltas.

 

Quantidade de ressuprimento

Como o próprio nome já diz, é a quantidade de produtos necessária para que seja realizado o ressuprimento do estoque em um determinado tempo.

O cálculo da quantidade depende diretamente do sistema de controle de inventário do qual a empresa faz uso.

Esse cálculo também é bastante importante para que a reposição seja realizada na medida correta, de forma que não faltem e nem sobrem produtos.

 

Reposição Manual

De maneira geral, o controle de um estoque é uma tarefa bastante trabalhosa, mas executar todo o processo manualmente é um verdadeiro desafio.

Isso porque as informações ficam desatualizadas, podendo ocorrer atrasos que comprometem o capital de giro da empresa e a disponibilidade dos produtos fabricados por ela.

Sendo assim, com a existência das tecnologias atuais, não vale a pena correr os riscos de fazer todo o controle de forma manual e comprometer os lucros da organização.

 

Automatização

Um monitoramento de estoque realizado de forma ótima e estratégica é de suma importância para qualquer empresa, independentemente de seu porte e área de atuação.

Saber as quantidades e os tipos de produtos existentes no estoque da empresa é fundamental para que não falte mercadoria, atrapalhando o processo produtivo da organização.

Sendo assim, a automatização colabora para que isso seja feito de maneira adequada. E consequentemente, haverá elevada satisfação dos clientes que serão atendidos de maneira adequada, com cumprimento dos prazos.

 

Dessa forma, você pode perceber que um ressuprimento realizado de maneira adequada é fundamental para qualquer empresa.

Somente desta forma os processos produtivos poderão ser realizados de maneira eficiente, sem que haja falta de produtos.

Assim a organização garante a satisfação dos clientes por cumprir os prazos estipulados para a entrega dos produtos, sem que haja falta deles.

Black Friday tsEstoque - Sistema Online de Gestão de Estoque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *